Nesta segunda-feira (07/09), o TikTok enfrentará uma audiência decisiva que pode definir seu futuro nos EUA. A plataforma de vídeos curtos, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, está sob ameaça de ser banida pelo presidente Donald Trump devido à supostas preocupações com a segurança nacional.
No entanto, o aplicativo vem tentando evitar esta situação, tendo entrado em um acordo com a empresa americana Oracle para criar uma parceria, a fim de resolver as preocupações do governo dos EUA.
A audiência será realizada pelo juiz Carl Nichols, indicado pelo presidente Trump, e é considerada crucial para o futuro do TikTok no país. A plataforma tem mais de 100 milhões de usuários nos EUA e tem sido uma sensação entre os jovens.
Trump havia emitido duas ordens executivas que proibiam o uso do TikTok e do também aplicativo de mensagens WeChat (propriedade da empresa chinesa Tencent) no país a partir de domingo (20/09). No entanto, ambas as proibições foram bloqueadas por tribunais federais, devido a ações judiciais movidas por usuários e empresas.
Após o acordo entre o TikTok e a Oracle, Trump declarou que a empresa americana se tornaria parceira da plataforma nos EUA, mas o acordo ainda precisa ser revisado e aprovado pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS).
Portanto, a decisão de hoje será crucial para o futuro do TikTok no mercado americano e pode encerrar meses de incertezas sobre o destino da popular plataforma.
Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/09/07/tiktok-enfrenta-audiencia-na-justica-dos-eua-nesta-segunda-feira.ghtml. Acesso em: 07/09/2020.