O grupo Hezbollah, após o assassinato de seu líder Hassan Nasrallah, encaminha-se diretamente para o Irã. O movimento libanês é conhecido por ser apoiado pelo governo iraniano.
Chamado como um mero “braço armado” do Irã, o grupo Hezbollah teve ações intensificadas após Nasrallah assumir a liderança em 1992, principalmente no sul do Líbano.
Hassan Nasrallah nasceu na aldeia de Bazouriyeh, no vale de Baalbek, no Líbano, em 31 de agosto de 1960 e se tornou líder do grupo em 1992, após o assassinato do líder anterior. Ele é conhecido por ser um dos principais inimigos dos Estados Unidos e de Israel, e por ser uma figura importante para os xiitas no Oriente Médio.
Ao longo dos anos, o Hezbollah tem sido acusado de vários ataques terroristas, incluindo o bombardeio ao Marine Barracks na capital libanesa, em 1983, que matou 241 soldados americanos. Além disso, é apontado como responsável pelos atentados contra a embaixada dos Estados Unidos em Beirute, em 1983, que acabou com a vida de 63 pessoas.
Após a morte de Nasrallah, o Irã se tornou o próximo alvo do grupo, conforme anunciado pelo próprio Hezbollah. Ainda não se sabe como será a transição de liderança no grupo e qual será o futuro das relações com o Irã, mas sabe-se que a influência do governo iraniano no grupo é fundamental.
Fonte: G1