Número de trabalhadores brasileiros atinge novo recorde e dólar inicia dia em queda
O número de trabalhadores formais no Brasil atingiu um novo recorde de 46,2 milhões no terceiro trimestre deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).
Esse resultado representa um aumento de 1,8% em relação ao segundo trimestre de 2020, e de 6,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o IBGE, essa alta é a maior registrada na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.
A taxa de desemprego, que apresentou queda no trimestre anterior, permaneceu estável em 14,4%. No entanto, a população ocupada cresceu 2,8%, para 83,320 milhões.
Ainda segundo o IBGE, os trabalhadores por conta própria, sem carteira assinada, representam a maioria do crescimento da população ocupada, seguidos pelos trabalhadores com carteira assinada pelas empresas. Já os empregados sem carteira assinada apresentaram estabilidade em relação ao último trimestre.
Com relação à moeda, o dólar iniciou o dia em queda, cotado a R$ 5,33. Isso representa uma diminuição de 0,3% em relação ao fechamento do último dia 27, quando a moeda norte-americana foi negociada a R$ 5,35.
Esse movimento de queda pode ser um reflexo do resultado positivo registrado no mercado de trabalho brasileiro, que influencia diretamente na economia do país.
Fonte: G1.