Novo pacote de ajuda militar dos EUA inclui envio de bombas de fragmentação à Ucrânia, proibidas em 110 países.

Novo pacote de auxílio militar dos Estados Unidos para a Ucrânia inclui transferência de bombas proibidas em mais de 100 países.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (14) a aprovação de um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia, que inclui a transferência de bombas de fragmentação, que são proibidas em mais de 110 países. A decisão foi tomada em meio ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia, após a anexação da Crimeia em 2014.

As bombas de fragmentação são munições aéreas capazes de atingir uma grande área, dispersando centenas de pequenas bombas que causam danos significativos. De acordo com o tratado de Oslo de 2008, mais de 110 países, incluindo os Estados Unidos, se comprometeram a banir esse tipo de arma por seu alto potencial de danos a civis.

No entanto, o presidente americano, Joe Biden, alega que as vendas do novo pacote de ajuda são legítimas e necessárias para proteger a integridade territorial da Ucrânia e garantir sua defesa contra a agressão russa. Ele ainda afirmou que as bombas só poderão ser utilizadas em condições de defesa própria e que as tropas ucranianas serão submetidas a treinamentos para minimizar o impacto civil.

A decisão gerou polêmica e críticas de países aliados, como o Reino Unido e a Alemanha, que consideram a transferência de bombas de fragmentação um retrocesso nos esforços internacionais pela eliminação desse tipo de arma. No entanto, o governo americano afirma que a ajuda militar é essencial para garantir a estabilidade e segurança da região.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *