Netanyahu solicita à ONU a retirada das forças do sul do Líbano

O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um pedido à Organização das Nações Unidas (ONU), para que as forças do sul do Líbano sejam retiradas.

De acordo com Netanyahu, a presença dessas forças na fronteira entre os dois países é uma ameaça à segurança de Israel.

O pedido foi feito durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que está acontecendo em Nova York.

O líder israelense afirmou que o Hezbollah, grupo político e militar xiita libanês, está se aproveitando da presença dessas forças para se armar e se fortalecer, o que pode resultar em um conflito ainda maior entre Israel e Líbano.

“É inaceitável que forças da ONU estejam servindo como escudo para o Hezbollah se preparar para nos atacar. Nós exigimos que a ONU aja de forma imediata para desarmar o Hezbollah e retirar suas forças do sul do Líbano”, disse Netanyahu em seu discurso na Assembleia.

O pedido de Netanyahu é uma resposta à resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que desde 2006 ordena a retirada do Hezbollah da fronteira com Israel.

Em resposta, o embaixador do Líbano na ONU, Amal Mudallali, afirmou que as forças presentes na região são legítimas e atuam sob o mandato da ONU, realizando um importante trabalho de estabilização na área de conflito.

O Conselho de Segurança deve agora discutir o pedido de Netanyahu e tomar uma decisão em relação à retirada das forças do sul do Líbano.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *