Ataques de Israel ao Hezbollah podem se estender até a capital Beirute, diz Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o país tomará medidas mais fortes contra o grupo Hezbollah, podendo atingir até a cidade de Beirute, capital do Líbano. A declaração foi feita em uma reunião com políticos israelenses nesta segunda-feira (29), um dia após o Hezbollah ter supostamente atacado uma unidade militar israelense nas Colinas de Golã.
Netanyahu afirmou que o país não tolerará ameaças de nenhuma organização militar ou estado, e que responderá com força e determinação a qualquer ataque contra seu território. O premiê ainda acrescentou que, apesar dos esforços do Hezbollah em fortalecer seu arsenal desde a última guerra contra Israel, em 2006, o grupo não tem capacidade de ameaçar a segurança do país.
No entanto, ele alertou que, caso o Hezbollah ataque novamente, Israel será implacável em sua resposta, podendo até mesmo atingir Beirute, onde o grupo é baseado. O premiê ainda acusou o Hezbollah de agir como um “estado terrorista” e de representar uma ameaça para o equilíbrio regional.
O encontro com os políticos israelenses foi realizado em meio a uma crescente tensão na região, após Israel e Hezbollah trocarem ataques nos últimos dias. No domingo (28), o alvo dos ataques do Hezbollah foi uma tropa militar israelense nas Colinas de Golã, deixando pelo menos um soldado morto e outros 7 feridos.
Fonte: G1