Mulheres continuarão tendo maior expectativa de vida do que homens até 2070, porém diferença diminuirá, indica IBGE

Mulheres terão vida mais longa que homens até 2070, mas diferença diminuirá, aponta levantamento do IBGE

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres continuarão vivendo mais do que os homens até o ano de 2070. Porém, a diferença entre as expectativas de vida entre os gêneros deverá cair significativamente.

A projeção divulgada pelo IBGE indica que, em 2070, a expectativa de vida ao nascer de uma mulher será de 84,4 anos, enquanto para os homens será de 80,9 anos. Ou seja, a diferença, que hoje é de 7 anos, deve cair para menos de 4 anos em 50 anos.

O levantamento aponta que a expectativa de vida ao nascer da população brasileira como um todo, tanto feminina quanto masculina, irá aumentar nas próximas décadas. Em 2020, a expectativa média era de 76 anos, chegando a 81,7 anos em 2070.

De acordo com a projeção, as mulheres têm expectativa de vida superior aos homens em todos os estados brasileiros. O maior hiato é no Distrito Federal, onde a diferença é de 8,9 anos. Por outro lado, o menor hiato é em Roraima, de 3,4 anos.

Segundo o IBGE, o principal fator para a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres é a mortalidade infantil, que é menor entre as meninas. A taxa de mortalidade de meninos de até 5 anos é quase duas vezes maior do que a de meninas.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *