Mulheres terão vida mais longa que homens até 2070, mas diferença diminuirá, aponta levantamento do IBGE
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres continuarão vivendo mais do que os homens até o ano de 2070. Porém, a diferença entre as expectativas de vida entre os gêneros deverá cair significativamente.
A projeção divulgada pelo IBGE indica que, em 2070, a expectativa de vida ao nascer de uma mulher será de 84,4 anos, enquanto para os homens será de 80,9 anos. Ou seja, a diferença, que hoje é de 7 anos, deve cair para menos de 4 anos em 50 anos.
O levantamento aponta que a expectativa de vida ao nascer da população brasileira como um todo, tanto feminina quanto masculina, irá aumentar nas próximas décadas. Em 2020, a expectativa média era de 76 anos, chegando a 81,7 anos em 2070.
De acordo com a projeção, as mulheres têm expectativa de vida superior aos homens em todos os estados brasileiros. O maior hiato é no Distrito Federal, onde a diferença é de 8,9 anos. Por outro lado, o menor hiato é em Roraima, de 3,4 anos.
Segundo o IBGE, o principal fator para a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres é a mortalidade infantil, que é menor entre as meninas. A taxa de mortalidade de meninos de até 5 anos é quase duas vezes maior do que a de meninas.
FONTE: G1