Mulher francesa perde filha para o câncer após exposição a pesticidas durante gravidez
Uma mulher francesa de 42 anos perdeu sua filha, que estava com apenas 5 anos, para um câncer raro. Segundo médicos, a exposição a pesticidas durante a gravidez pode ter sido um fator determinante para o desenvolvimento da doença.
A mãe, que mora em Cormeilles, uma pequena cidade na região norte da França, contou que trabalhava na lavoura durante a gravidez e se lembra de ter sido exposta frequentemente a pesticidas e outros produtos químicos.
A filha, que se chamava Éléonore, foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda aos 3 anos de idade e lutou durante 2 anos contra a doença, passando por diversas sessões de quimioterapia e outros tratamentos.
Porém, a criança não resistiu e faleceu no último mês de abril. Uma notícia devastadora para a família, que acredita que a exposição aos pesticidas tenha contribuído para o desenvolvimento do câncer na filha.
A França é um dos maiores consumidores de pesticidas no mundo inteiro e a exposição a esses produtos vem sendo associada a diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, problemas reprodutivos e agora, o câncer em crianças.
De acordo com especialistas, o uso de pesticidas durante a gestação pode influenciar no desenvolvimento do sistema imunológico do feto, aumentando o risco de leucemia e outros tipos de câncer infantil.
A família da pequena Éléonore luta agora por justiça e para que casos como esse sejam mais divulgados, para que as gestantes possam tomar medidas de precaução em relação ao contato com pesticidas.