Moody’s eleva classificação de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1.

Moody’s melhora a classificação de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1

A agência de classificação de risco Moody’s anunciou nesta terça-feira (05/10) a elevação da classificação de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1. A mudança de perspectiva indica que houve uma melhora na capacidade do país em honrar suas dívidas.

A decisão da Moody’s é baseada na expectativa de que o país continue a progredir nas reformas econômicas e fiscais, o que deve contribuir para melhorar o ambiente de investimento, a estabilidade política e econômica.

Segundo a agência, também houve uma perspectiva positiva em relação à capacidade do país para enfrentar os desafios econômicos decorrentes da pandemia.

A mudança de classificação, que acontece após mais de dois anos da última elevação, é um sinal positivo para o governo brasileiro, que tem enfrentado dificuldades para implantar reformas e equilibrar as contas públicas.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que “a melhora da classificação de crédito do Brasil reflete o sucesso das medidas adotadas pelo governo para modernizar a economia e a gestão pública, bem como estimular o crescimento sustentável e inclusivo”.

Ao mesmo tempo, a Moody’s reforçou que ainda existem desafios a serem enfrentados e que uma possível reversão na trajetória de reformas econômicas e fiscais pode influenciar negativamente a classificação de crédito do país novamente.

Com essa melhora na classificação, o Brasil fica mais próximo de atingir o grau de investimento, que é um selo de confiança para os investidores e pode reduzir a percepção de risco dos investimentos no país.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *