O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, irá liderar a equipe brasileira na próxima cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que será realizada na Rússia. A reunião, prevista para acontecer na cidade de São Petersburgo, será realizada entre os dias 20 e 21 de julho, com a presença dos líderes dos países membros.
O objetivo do encontro é discutir e fortalecer as relações entre os países do Brics, além de buscar soluções conjuntas para questões globais, como o combate ao terrorismo e o desenvolvimento econômico. Durante a cúpula, também serão realizadas reuniões bilaterais entre os líderes, em que serão abordados temas específicos de interesse de cada país.
O Brasil tem sido representado pelo Ministro das Relações Exteriores desde 2009 nas cúpulas do Brics. Além de Ernesto Araújo, a delegação brasileira contará com a presença de outras autoridades governamentais e empresariais, com o intuito de promover parcerias e estimular o comércio entre os países.
Esta será a primeira vez que a Rússia sediará a cúpula do Brics desde que assumiu a presidência rotativa do grupo em 2020. A expectativa é que os líderes do Brics discutam assuntos de extrema relevância para o cenário global e reforcem a importância do diálogo e da cooperação entre as nações membros.
Fonte: G1 –