Equipe Brasileira liderada pelo Ministro das Relações Exteriores participará da Cúpula do Brics na Rússia
O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, liderará a equipe brasileira que participará da Cúpula do Bloco de Países Emergentes (Brics) na Rússia. O encontro, que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho em São Petersburgo, reunirá líderes e representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A Cúpula será uma oportunidade para fortalecer e ampliar relações comerciais e políticas entre os membros do Brics. Além disso, serão discutidas questões de grande relevância internacional, como a pandemia da Covid-19 e formas de recuperação econômica.
Objetivos da Cúpula do Brics
- Fortalecer a cooperação em áreas como comércio, ciência, tecnologia e investimentos;
- Promover a integração econômica e o crescimento sustentável;
- Discutir formas de enfrentar desafios globais, como o aquecimento global e o terrorismo;
- Planejar estratégias e ações conjuntas para a promoção da paz e da segurança internacionais;
- Ampliar o diálogo e a cooperação sul-sul entre países em desenvolvimento.
“A participação brasileira na Cúpula do Brics é fundamental para fortalecer nossa posição no cenário internacional e impulsionar o desenvolvimento do país. Esperamos discutir soluções e estabelecer parcerias para enfrentar os desafios que afetam não apenas os membros do Brics, mas todo o mundo”, afirmou o Ministro Ernesto Araújo.
A Cúpula do Brics é realizada anualmente e cada país assume a presidência rotativa do bloco por um ano. Apesar da pandemia, a edição deste ano será presencial, seguindo as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde da Rússia.
Fonte: G1 (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/09/ministro-das-relacoes-exteriores-liderara-equipe-brasileira-durante-cupula-do-brics-na-russia.ghtml)