O Ministério de Minas e Energia pede um maior rigor na fiscalização da empresa Enel, responsável pelo fornecimento de energia em São Paulo, devido ao alto número de quedas de energia recorrentes no estado.
Segundo o Ministério, a Enel foi notificada a respeito das falhas no fornecimento de energia e já foi solicitado um plano de ação para solucionar o problema. O governo também ressalta que a empresa deve ser mais cautelosa e ágil, apresentando medidas imediatas para garantir uma energia elétrica de qualidade e constante para a população paulista.
Além disso, a Enel também deve ser responsabilizada pelas consequências das falhas no fornecimento, como prejuízos financeiros e danos à saúde dos consumidores. O Ministério alerta que a empresa deve cumprir com suas obrigações estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que, caso não haja um cumprimento adequado, serão aplicadas as devidas penalidades.
A Enel foi questionada sobre as medidas adotadas para resolver o problema, mas até o momento não se manifestou. A empresa também não informou se irá reembolsar os consumidores afetados pelas quedas de energia.
A população deve ficar atenta e denunciar caso haja quedas de energia ou outras irregularidades no fornecimento, através do telefone 167 da Aneel, ou pelo site da agência, que garante o anonimato da denúncia. O governo enfatiza a importância de um serviço eficiente e digno de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
Fonte: Material produzido pelo G1.