Milton deixa Flórida e é rebaixado para ciclone pós-tropical; mortes são confirmadas pelas autoridades
O ciclone Milton, que atingiu a Flórida na última semana, foi rebaixado para a categoria de ciclone pós-tropical nesta segunda-feira (8). O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade perdeu força depois de deixar o estado norte-americano e seguiu em direção ao Oceano Atlântico.
O ciclone trouxe fortes chuvas e ventos de até 120 km/h para a região e provocou enchentes e deslizamentos de terra. De acordo com as autoridades, pelo menos 10 pessoas morreram em consequência do fenômeno, sendo a maioria por afogamento e impactos relacionados aos ventos e à tempestade.
Ao todo, cerca de 200 mil pessoas precisaram deixar suas casas e foram abrigadas em centros de evacuação temporários. Mais de um milhão de casas e empresas ficaram sem energia elétrica e o serviço continua sendo restabelecido gradualmente.
Equipe de resgate se prepara para ajudar áreas atingidas
Ao mesmo tempo em que o ciclone se afastava da Flórida, equipes de resgate e assistência se preparam para atuar nas áreas mais afetadas. O governador do estado, Ron DeSantis, informou que o governo está fazendo todo o possível para garantir a segurança e o pronto atendimento às comunidades afetadas.
De acordo com as previsões, o ciclone pós-tropical Milton deve se dissipar no Oceano Atlântico nos próximos dias. No entanto, alertas para fortes chuvas e ventos ainda estão em vigor em algumas áreas da costa leste dos Estados Unidos.
Fonte: G1