Militares dos EUA iniciam instalação de sistema de defesa na Israel
De acordo com o Pentágono, militares americanos chegaram à Israel para implantar o sistema de defesa antimísseis THAAD. A ação faz parte de uma cooperação entre os dois países para aumentar a segurança da nação israelense.
O THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) é um sistema de defesa que tem como objetivo interceptar e destruir mísseis balísticos de curto e médio alcance, proporcionando maior proteção contra eventual ataques. Os militares americanos já haviam realizado uma demonstração do sistema na Europa em maio deste ano.
O acordo para a instalação foi assinado em 2019, durante a visita do presidente americano Donald Trump à Israel, e previa a chegada de 300 militares americanos. A tropa, composta por cerca de 100 soldados, deverá ficar responsável pela implantação e treinamento do sistema.
A ação também conta com uma equipe de cerca de 85 funcionários civis do Departamento de Defesa dos EUA. Eles serão responsáveis pela manutenção do sistema e coletarão dados para melhorar a capacidade de rastreamento de mísseis.
As forças americanas ainda destacaram que a ação é parte de uma estratégia conjunta de defesa com Israel, incluindo outros sistemas de defesa já implantados na região. Além de aumentar a segurança do país, o objetivo também é fortalecer as relações entre os dois países.
Fonte: G1