O mercado financeiro tem demonstrado preocupação com as possíveis inconsistências presentes no orçamento e o consequente risco de não cumprimento de metas por parte do governo. Essa preocupação é respaldada por análises realizadas por especialistas da área.
De acordo com essas análises, as projeções apresentadas pelo governo contemplam gastos imprudentes e não levam em consideração potenciais impactos econômicos que podem afetar a arrecadação. Além disso, há uma tendência de superestimar receitas e subestimar despesas, o que pode gerar um déficit orçamentário e comprometer a execução das metas estabelecidas.
Tais inconsistências podem acarretar em instabilidade econômica, ampliando ainda mais as preocupações dos investidores e impactando negativamente o mercado financeiro. Como consequência, o país pode ser afetado por um aumento da inflação e da taxa de juros, além de uma possível desvalorização da moeda nacional.
É importante ressaltar que essas incertezas quanto ao cumprimento do orçamento refletem, também, a incerteza em relação às políticas adotadas pelo governo. Com constantes mudanças nas diretrizes e pouca transparência nas decisões, investidores e analistas demonstram desconfiança e insegurança em relação ao futuro econômico do país.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/mercado-se-preocupa-com-inconsistencias-no-orcamento-e-risco-de-nao-cumprimento-de-metas-pelo-governo-analises-revelam.ghtml