Mercado aguarda por veredito unânime do Copom e estima elevação de 0,25 ponto percentual na Selic como estratégia de fortalecimento da confiança para um potencial ciclo de redução em 2025.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira (28) para tomar uma decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic, que está em 2% ao ano desde agosto de 2020. A expectativa do mercado financeiro é de que haja uma alta de 0,25 ponto percentual, chegando a 2,25% ao ano.
Essa previsão é baseada em levantamento realizado pelo Banco Central na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. A justificativa é de que um aumento na Selic é necessário para fortalecer a credibilidade do governo em relação à política monetária e indicar um possível ciclo de cortes na taxa a partir de 2025.
A expectativa é de que a decisão do Copom seja unânime, ou seja, todos os integrantes do comitê votem a favor do aumento.
Ao longo do dia, o Copom emitirá um comunicado pela manhã e, à tarde, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, concederá uma entrevista coletiva para explicar a decisão.
Fonte: G1