Lista das lideranças do Hezbollah que Israel afirma ter eliminado

Após a morte de Ali Mohammed Yousef Khames em um ataque aéreo, Israel afirma ter eliminado mais um líder do Hezbollah. A ação militar ocorreu perto de Duma, no oeste da Síria, no início de março, e faz parte do esforço de Israel para conter a influência do grupo terrorista no país. Segundo Israel, Khames era responsável pelas forças do Hezbollah na região de Golan.

A morte de Khames se soma à lista de outras lideranças do Hezbollah que foram eliminadas por Israel nos últimos anos. Em julho de 2020, o membro do grupo terrorista Ali Kamel Mohsen Jawad foi morto em um ataque na Síria. Em 2015, o líder do Hezbollah Samir Kuntar também foi morto em um ataque israelense.

Por sua vez, o Hezbollah nega as acusações de Israel e afirma que Khames não tinha nenhuma posição de liderança no grupo. O Hezbollah é um grupo paramilitar xiita libanês apoiado pelo Irã e considerado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e várias nações ocidentais.

Como o Hezbollah Operacionaliza a Sua Presença na Síria?

O Hezbollah conta com uma significante rede de operações na Síria, onde tem o apoio do presidente Bashar al-Assad. O grupo atua principalmente na luta contra rebeldes na guerra civil do país e para garantir o controle sírio na fronteira com o Líbano. De acordo com especialistas, a Síria é fundamental para as atividades do Hezbollah, pois é por onde são enviados suprimentos e munições do Irã.

Como Israel Vê a Presença do Hezbollah na Síria?

O governo israelense vê a presença do Hezbollah na Síria como uma ameaça à sua segurança, especialmente pela proximidade com a fronteira norte do país. Além disso, Israel possui uma estratégia de impedir o armamento e a consolidação do grupo terrorista na região, a fim de evitar ataques contra o seu território.

Fonte: G1 Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *