Líderes internacionais emitiram declarações em resposta à morte de Yahya Sinwar, chefe do Hamas. O líder foi morto em um ataque aéreo israelense na noite de quarta-feira (11).
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenou o ataque e pediu ao Conselho de Segurança da ONU que tome medidas para deter a violência contra palestinos. “Estamos mais uma vez testemunhando uma violação gritante dos direitos e liberdades fundamentais do povo palestino”, disse Erdogan em comunicado.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que está acompanhando de perto a situação e que seu governo continuará apoiando os esforços por uma solução de dois estados para o conflito entre Israel e Palestina.
Também se pronunciaram a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, todos pedindo calma e reiterando a importância de retomar as negociações de paz.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, expressou sua preocupação com a escalada da violência e pediu que todas as partes se abstenham de ações que possam agravar a situação.
O presidente Vladimir Putin, da Rússia, também se manifestou, enfatizando que o uso da força deve ser evitado e que a comunidade internacional deve se unir para encontrar uma solução pacífica para o conflito.
Fonte: G1