Líder do Líbano é assassinado em atentado contra Israel, segundo relatos do Hamas.
O líder do movimento islâmico Hamas, Mohamad Hamdan, foi morto nesta terça-feira (4) em um ataque aéreo israelense na capital do Líbano, Beirute, segundo fontes do grupo.
Atentado contra liderança do Hamas
O grupo afirma que o ataque foi realizado por Israel e que o alvo era Mohamad Hamdan, também conhecido como Abu Hamza. Ele era responsável pela área de relações entre o Hamas e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano.
O líder do Hamas foi atingido por estilhaços de um míssil no bairro de Shatila, onde fica o escritório do grupo e seu apartamento, segundo fontes locais.
Outras duas pessoas também ficaram feridas no ataque, e uma delas está em estado grave. O ex-presidente palestino Mahmoud Abbas afirmou que o ataque foi uma “ação terrorista” de Israel e que o país deve assumir a responsabilidade pelas ações.
Repercussão do atentado
O atentado causou grande repercussão em todo o mundo, com diversos países condenando a ação de Israel. O Hamad Al-Thani, presidente do Hamas, afirmou que o ataque é um “ato covarde” e que a liderança do grupo continuará lutando pela Palestina e pelo povo libanês.
O primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não comentou diretamente sobre o atentado, mas afirmou que seu país continuará agindo para se proteger.
Fonte: G1