Lei garante folga ao mesário por trabalho nas eleições
De acordo com a fonte , uma nova lei assegura um dia de folga para os mesários que atuarem nas eleições do próximo ano. A medida foi sancionada pelo presidente da República e entrará em vigor a partir de janeiro de 2022. O objetivo é garantir o descanso aos cidadãos que colaboram com a organização e o andamento das eleições, além de incentivar a participação na democracia.
O texto da lei estabelece que a folga deverá ser concedida no dia subsequente ao do trabalho prestado. Caso o mesário exerça a função por mais de um dia, terá direito a tantas folgas quantos forem os dias de convocação. Além disso, a falta ao trabalho, sem justificativa, acarretará em prejuízos financeiros ao mesário, que poderá ter suspenso o direito a duas folgas.
A decisão de conceder a folga aos mesários é uma iniciativa importante para valorizar e reconhecer a dedicação desses cidadãos no processo eleitoral. Sem a colaboração deles, seria inviável a realização das eleições. A expectativa é que a medida incentive mais pessoas a se voluntariarem para exercer a função de mesário nas próximas eleições.
Fonte: G1