Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, acompanhou nesta terça-feira (13) um teste de míssil balístico com uma ogiva “supergrande”. O lançamento foi considerado bem-sucedido pelas autoridades norte-coreanas.
De acordo com o relatório divulgado pela agência estatal KCNA, Kim supervisionou pessoalmente o teste do novo míssil, que foi nomeado “modelo de míssil guiado estratégico”. A agência também mencionou que a ogiva do míssil foi uma das maiores já testadas pelo país.
O teste foi conduzido em um local não divulgado na Coreia do Norte. O teste de míssil balístico foi realizado com o objetivo de fortalecer a capacidade de defesa do país e garantir a segurança nacional.
A ação do governo norte-coreano foi realizada em meio a tensões crescentes com os Estados Unidos. Não foi divulgado nenhum comunicado do governo americano sobre o teste do míssil.
Segundo analistas, o lançamento deste tipo de ogiva pode aumentar a ameaça nuclear da Coreia do Norte aos Estados Unidos. Acredita-se que o míssil pode ser capaz de atingir alvos em qualquer lugar do continente americano.
Além disso, este é o primeiro teste de míssil conduzido pelos norte-coreanos desde a histórica cúpula com os Estados Unidos em Singapura, em junho. Na ocasião, Kim e Trump concordaram em trabalhar para a desnuclearização da península coreana.
(Fonte: G1)