Um historiador americano tem se destacado por sua precisão em prever os vencedores das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Seu nome é Allan Lichtman e ele já acertou o resultado de todas as eleições nos últimos 40 anos.
Dessa vez, Lichtman previu que Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, será a próxima presidente do país, derrotando o atual presidente Donald Trump. Harris seria a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar a Casa Branca.
O historiador utiliza o chamado “sistema das 13 chaves”, que leva em conta setores como economia, política externa, carisma e até escândalos para fazer suas previsões. Segundo ele, Trump já está “à beira do precipício” e a vitória de Kamala parece ser “inevitável”, mesmo faltando meses para a eleição.
No entanto, o presidente tem rejeitado a predição de Lichtman e prometeu “provar que ele está errado mais uma vez”. Trump se refere à previsão de que ele venceria em 2016, quando desafiou as expectativas e se tornou o 45º presidente dos EUA.
Já Kamala Harris comemorou a previsão e disse que “os resultados de Lichtman são uma prova do fato de que o povo americano está ansioso por mudanças e ele está vendo Kamala como uma esperança para o futuro.”
Se as previsões de Allan Lichtman se confirmarem mais uma vez, a vitória de Kamala Harris marcará um momento histórico nas eleições americanas e será mais um exemplo de sua precisão em prever resultados políticos.
Fonte: G1.