Jovens brasileiros relatam trajetória de escape de regiões atingidas por explosivos em território libanês: “Vimos, em nosso caminho, a queda de artefatos destruidores.” Essa é uma das consequências da escalada bélica que tem assolado o país no Oriente Médio nas últimas semanas.
Durante os conflitos, muitas pessoas têm buscado maneiras de fugir das áreas afetadas pelos bombardeios incessantes. Entre elas estão famílias libanesas, mas também houve registros de cidadãos estrangeiros que estavam no Líbano no momento do início dos ataques.
Um desses grupos é composto por jovens brasileiros que, além de testemunharem o terror da guerra, também enfrentaram a dificuldade de sair do país em meio a um contexto tão caótico.
Em relato dado ao G1, esses jovens contam sobre sua jornada e a sensação de impotência diante da destruição que presenciaram. “Foi aterrorizante vermos, constantemente, a queda de bombas ao longo de nossa fuga. Não sabíamos se conseguiríamos sobreviver”, diz um dos brasileiros que preferiu não se identificar.
Apesar do medo, eles conseguiram sair do país e estão em um local seguro. Mas a lembrança dos acontecimentos vividos ainda os assombra. “É algo que jamais esqueceremos. Ver a morte de perto nos faz repensar a importância da paz e da conciliação entre os povos”, desabafa o jovem.
Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/12/jovens-brasileiros-narram-sua-fuga-de-aldeias-bombardeadas-no-libano-testemunhamos-a-queda-de-bombas-ao-longo-de-nossa-jornada.ghtml. Acesso em: 15 de agosto de 2021.