Jovem yazidi é resgatada após 10 anos em cativeiro do Estado Islâmico
Uma jovem yazidi foi resgatada em uma operação secreta após passar uma década em cativeiro do Estado Islâmico na cidade de Gaza.
De acordo com informações do governo local, a vítima, que não teve sua identidade revelada por questões de segurança, foi encontrada no último domingo (24) junto a outros 50 reféns.
O grupo extremista mantinha a jovem em cativeiro desde 2010, quando ela foi capturada durante um ataque a sua vila no Iraque, junto a outros membros de sua comunidade. Desde então, ela foi submetida a abusos físicos, sexuais e psicológicos, e obrigada a se converter ao islã.
A operação de resgate foi realizada por uma força de elite do exército iraquiano, em uma tentativa de retomar o controle da cidade de Gaza, que era ocupada pelo Estado Islâmico desde 2014.
Segundo o governo local, além da jovem yazidi, outras mulheres e crianças foram resgatadas com sucesso e levadas para um local seguro.
A operação, que foi mantida em sigilo até o momento, é considerada um grande avanço na luta contra o Estado Islâmico no Iraque, que tem causado terror e insegurança no país nos últimos anos.
Fonte: G1