Um novo estudo investigativo descobriu que Israel tem usado uma tática enganosa para controlar informações sensíveis e espionar o grupo terrorista Hezbollah. Segundo a pesquisa, eles criam sites falsos para atrair membros do grupo e, assim, obter informações úteis.
A investigação, realizada por um grupo especializado em tecnologia, revelou detalhes sobre o uso de um dispositivo chamado pager “gordinho”. Esse dispositivo é um tipo de pager que, quando acionado pelo Hezbollah, envia automaticamente mensagens para as páginas falsas criadas pelo grupo israelense. Assim, o Hezbollah é enganado e acaba compartilhando informações confidenciais.
De acordo com a pesquisa, essas páginas falsas são criadas com aparência e conteúdo autênticos, o que as torna ainda mais enganosas. Além disso, são feitas sob medida para atrair membros específicos do grupo Hezbollah, com base em seus interesses e crenças.
O estudo também revela que os agentes israelenses conseguiram acessar informações sigilosas do Hezbollah através dessa tática. Entre as informações obtidas, estão números de telefone, e-mails e até mesmo planos de ataque do grupo terrorista.
Outra descoberta importante é que Israel tem aplicado essa tática desde, pelo menos, 2012. Isso significa que o grupo tem utilizado essa estratégia há pelo menos sete anos.
Essa investigação reforça a importância da cibersegurança, não apenas para governos, mas também para grupos terroristas. A criação de páginas falsas e outras táticas de espionagem online são cada vez mais comuns e precisam ser combatidas.
Fonte: G1 (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/30/israel-usa-sites-falsos-para-enganar-o-hezbollah-investigacao-revela-detalhes-sobre-o-pager-gordinho.ghtml)