“Israel planeja reagir ao Irã antes das eleições americanas, concentrando-se em alvos militares, afirma jornal”

Segundo jornal, Israel prepara ação contra Irã antes das eleições dos EUA focando em alvos militares

O governo israelense está planejando realizar uma ação contra o Irã antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, que acontecerão em novembro. A estratégia do país é concentrar seus ataques em alvos militares iranianos, de acordo com informações divulgadas por um jornal local nesta terça-feira (22).

A notícia foi publicada pelo jornal israelense Haaretz, citando fontes anônimas que alegam que o país está buscando formas de retaliar ao Irã por seu suposto envolvimento em ataques recentes a navios-tanque no Golfo.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já deixou claro que seu país está pronto para agir contra o Irã se necessário. Em um discurso na última segunda-feira (21), ele afirmou que Israel não permitirá ao Irã estabelecer uma presença militar na Síria e que fará “o que for necessário” para se defender contra a ameaça iraniana.

O jornal Haaretz também reportou que Israel solicitou aos EUA que adotem uma postura mais firme contra o Irã, em troca do apoio de Netanyahu ao acordo de paz com os Emirados Árabes Unidos.

Apesar disso, o Irã já negou qualquer envolvimento nos ataques aos navios-tanque e emitiu uma resposta desafiadora às ameaças israelenses. O porta-voz do governo, Ali Rabiei, afirmou que qualquer ação contra o Irã resultaria em uma resposta “forte e sincera”.

Esse possível movimento de Israel ocorre em meio à crescente tensão entre o país e o Irã, em um momento decisivo para as relações internacionais. As eleições presidenciais dos EUA também podem desempenhar um papel importante nesse cenário, já que o resultado pode afetar diretamente as relações entre Israel e o Irã, assim como a dinâmica política global.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *