Membro sênior do Hezbollah é atacado por Israel no centro de Beirute
Segundo informações de autoridades libanesas, um membro sênior do grupo Hezbollah foi atacado e ferido por Israel no centro de Beirute na noite de terça-feira (28). O ataque aconteceu no bairro Tariq al-Jadida, próximo ao aeroporto internacional de Beirute.
O ataque, que ainda não foi reivindicado por Israel, ocorre em meio a tensões crescentes entre os dois países. O Hezbollah é um grupo político-militar xiita libanês e inimigo de longa data de Israel.
O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, deu poucos detalhes sobre o ataque durante um pronunciamento em rede nacional na quarta-feira (29), mas afirmou que o membro sênior do grupo foi ferido.
As tensões entre Israel e Líbano aumentaram nos últimos meses depois que Israel afirmou ter atacado alvos relacionados ao Irã na Síria. Nasrallah se posicionou ao lado do Irã, principal aliado do Hezbollah e rival de longa data de Israel na região.
Na televisão libanesa, imagens mostram o que parecem ser os destroços de um carro danificado. Testemunhas afirmam ter ouvido uma grande explosão no local do ataque.
Israel e Hezbollah travaram uma guerra devastadora em 2006, que terminou com um cessar-fogo forçado pela ONU. Os dois países trocam ameaças frequentes, mas não houve relatos de grandes violações do cessar-fogo desde então.
Fonte: G1