Irã acusa Israel de utilizar bombas dos EUA em ataque no Líbano
Autoridades do Irã afirmaram nesta quarta-feira (15) que o governo de Israel utilizou bombas fornecidas pelos Estados Unidos em um recente ataque na região do Líbano. O ocorrido acentua a tensão entre os países, que já possuem um histórico conflituoso.
As autoridades iranianas divulgaram informações que comprovam o uso de armamento norte-americano em um ataque realizado na terça-feira (14) na cidade de Tuleil, no sul do Líbano. Segundo o porta-voz do governo iraniano, as bombas foram encontradas em meio aos destroços após o ataque.
O incidente acontece em meio a uma série de tensões entre os países. Nos últimos meses, o governo do Irã tem enfatizado as relações hostis com Israel, que aumentou suas medidas de defesa após ser acusado de construir armas nucleares. O governo americano foi um dos países que ofereceu apoio militar a Israel na última semana, o que pode ter permitido o uso das bombas em questão.
O ataque em Tuleil teve como alvo um grupo considerado terrorista por Israel, mas nenhuma organização assumiu a responsabilidade pela ação. Representantes do país mantêm o silêncio a respeito do ocorrido até o momento.
Fonte: G1 – Iran accuses Israel of using American bombs to attack Lebanon