Investidores monitoram dados de inflação nos Estados Unidos
Na manhã desta quarta-feira (10), o dólar abriu em alta frente ao real, repercutindo a expectativa dos investidores em relação aos dados de inflação que serão divulgados nos Estados Unidos nos próximos dias.
Os investidores estão atentos aos números que serão apresentados pelo Departamento do Trabalho dos EUA, que podem influenciar na política monetária do país. A estimativa é de que a inflação tenha aumentado 0,5% em maio, seguindo uma alta de 0,8% em abril.
As projeções indicam ainda uma alta de 4,6% na taxa de inflação em 12 meses, o que gerou preocupação no mercado financeiro, uma vez que se espera que o Federal Reserve tome medidas para conter o aquecimento da economia americana e evitar o aumento dos preços.
A valorização do dólar frente às principais moedas também é atribuída ao clima de tensão entre o mercado e o governo americano, que prometeu elevar os impostos sobre a parcela mais rica da população para investimentos em programas sociais.
Com os investidores aguardando o desempenho da inflação nos Estados Unidos, o dólar abriu o pregão em alta de 0,16%, cotado a R$ 5,0815, às 9h12, com o mercado financeiro operando em clima de cautela.