Segundo informações da inteligência dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump foi alertado sobre ameaças reais de assassinato vindas do Irã.
O alerta foi emitido após a morte do general Qassim Suleimani, em um ataque realizado pelos EUA no início de 2020. O líder iraniano era conhecido por ser uma figura influente e importante do país.
Ainda de acordo com as informações, a inteligência americana teria recebido informações concretas sobre os possíveis alvos: embaixadas americanas no exterior. Por esse motivo, as medidas de segurança ao redor dessas instalações foram intensificadas.
No entanto, o Irã negou qualquer planejamento de ataque contra os Estados Unidos, apesar de ainda manter a estratégia oficial de revidar contra o país após o ataque aéreo que matou o general Suleimani.
O presidente Donald Trump, que enfrenta um processo de impeachment, prometeu uma resposta rápida e enérgica a qualquer ato de retaliação por parte do Irã. Além disso, os EUA também têm soltado boatos sobre possível uso de força militar contra o país persa.
Fonte: G1. EUA alertam Trump sobre possíveis ameaças de atentados do Irã. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/04/eua-enviam-reforcos-para-embaixada-em-bagda-apos-protestos-no-ira-por-morte-de-general.ghtml>. Acesso em: 10 jun. 2021.