As redes sociais Instagram e Facebook estão utilizando uma nova tecnologia de reconhecimento facial para combater ataques de hackers em contas e anúncios fraudulentos. De acordo com as empresas, a medida visa proteger os usuários e garantir a segurança das plataformas.
A atualização, que entrou em vigor na última terça-feira, 27 de outubro, permite que os usuários ativem a ferramenta de reconhecimento facial em suas contas. A partir daí, um alerta é emitido caso sejam identificadas tentativas de invasão por meio de técnicas de força bruta, que consistem em adivinhar senhas por meio de várias tentativas.
Além disso, a tecnologia também será utilizada para impedir a publicação de anúncios fraudulentos. Ao detectar imagens ou textos suspeitos, o sistema bloqueará a postagem e alertará a equipe de segurança para análise.
Segundo as empresas, a ideia é detectar atividades suspeitas e impedir a ação de criminosos antes mesmo que eles tenham sucesso em invadir as contas e realizar atividades ilegais, como publicar anúncios falsos.
As novas medidas de segurança estão disponíveis tanto para as contas pessoais quanto para as páginas de negócios das duas redes sociais.
Fonte: G1 – Instagram e Facebook usarão reconhecimento facial para combater invasões de contas e anúncios fraudulentos