Implante cerebral permite que paciente com paralisia controle assistente Alexa em novo vídeo.

Um novo vídeo divulgado mostra um paciente com paralisia utilizando um implante cerebral para controlar o assistente virtual Alexa. O implante é um dispositivo experimental que permite a comunicação entre o cérebro e a tecnologia.

O vídeo impressionante foi publicado pela empresa Neuralink, fundada pelo bilionário Elon Musk. Nas imagens, é possível ver o que parece ser um tablet sendo controlado apenas pela mente do paciente, que é capaz de realizar diversas tarefas, como ouvir música e fazer buscas na internet.

A tecnologia, chamada de “Link”, consiste em um implante que é inserido no cérebro e faz uma comunicação direta com os neurônios. Com isso, é possível enviar e receber sinais entre o dispositivo e os impulsos elétricos cerebrais.

Segundo a Neuralink, o objetivo do projeto é ajudar pessoas com deficiências motoras a recuperar seu controle motor e se comunicar de forma mais efetiva com o ambiente ao seu redor. Ainda em fase de testes, o implante já foi utilizado com sucesso em alguns pacientes com paralisia física.

Além disso, a empresa também planeja aplicar a tecnologia em tratamentos para doenças neurológicas e, no futuro, possibilitar conexão entre humanos e máquinas através do implante cerebral.

Fonte: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *