O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) teve um aumento de 0,44% no mês de setembro. Esse índice é considerado uma medida da inflação, ou seja, uma média dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras.
Segundo o IBGE, o IPCA registrou o aumento de 0,44% em setembro, sendo que em agosto a variação foi de 0,24%. Os alimentos foram os principais responsáveis pelo avanço do índice, com alta de 1,69%. No acumulado do ano, o IPCA apresenta uma variação de 2,44%, e nos últimos 12 meses, a variação é de 2,89%.
Entre os itens que mais impactaram o aumento dos preços em setembro, estão o óleo de soja, que apresentou alta de 27,54%, o arroz, com variação de 17,98%, e o leite longa vida, com 17,62%. Por outro lado, alguns produtos tiveram queda nos preços, como a batata-inglesa (-20,53%) e o tomate (-14,65%).
De acordo com o IBGE, os preços dos combustíveis também tiveram um aumento significativo, registrando uma variação de 3,19%. Porém, outro fator que influenciou o IPCA foi a redução das tarifas de energia elétrica, após o fim da cobrança da taxa extra da bandeira vermelha 2 em setembro.
Os números do IPCA são importantes para medir a inflação e acompanhar a variação dos preços dos produtos e serviços que impactam diretamente a vida do consumidor brasileiro. Essa informação é fundamental para a elaboração de políticas econômicas e para o planejamento financeiro das famílias.
Fonte: G1