IBGE indica que mulheres continuarão vivendo mais que homens até 2070, porém vantagem diminuirá

Estudo do IBGE aponta expectativa de vida feminina superior à masculina até 2070, mas vantagem vai diminuir

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida das mulheres continuará sendo maior que a dos homens até o ano de 2070. No entanto, a vantagem que as mulheres têm em relação aos homens em termos de longevidade irá diminuir ao longo dos próximos anos.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, a expectativa de vida das mulheres deve chegar a 85,3 anos em 2070, enquanto os homens terão uma média de vida de 81,4 anos. Isso significa uma redução em relação à diferença atual entre as expectativas de vida de ambos os sexos. Em 2019, as mulheres já viviam, em média, 6,3 anos a mais que os homens, e essa diferença irá diminuir para 3,9 anos em 2070.

A principal razão para essa diminuição na diferença entre as expectativas de vida masculina e feminina é o fato de que os homens estão ganhando cada vez mais tempo de vida. Enquanto a expectativa de vida das mulheres deve aumentar em 5,5 anos nos próximos 50 anos, a dos homens irá aumentar em 8,2 anos. Além disso, as mulheres costumam ter uma expectativa de vida maior que a dos homens devido a fatores biológicos, como hormônios e características genéticas, e também ao fato de que elas tendem a cuidar melhor da saúde.

Apesar da diminuição na diferença na expectativa de vida, ainda é esperado que as mulheres vivam, em média, quase 4 anos a mais que os homens em 2070. Isso significa que a população feminina continuará sendo maior que a masculina em idade avançada, o que pode ter impactos sociais e econômicos na sociedade brasileira.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *