A expectativa de vida das mulheres continuará sendo maior que a dos homens até 2070, porém com uma diminuição na diferença entre os gêneros, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostrou que as mulheres deverão viver, em média, 83,2 anos, enquanto a expectativa de vida dos homens será de 78,4 anos.
Apesar de a diferença ainda ser significativa, a projeção do IBGE é de que ela seja reduzida em relação aos últimos anos. Em 2018, a diferença era de 5,6 anos, enquanto em 2060, a estimativa é de 4,8 anos.
Ainda segundo o estudo, as mulheres terão uma expectativa de vida menor do que a dos homens em apenas seis estados brasileiros até 2070: Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Em relação à região, o IBGE também prevê uma diminuição na diferença entre os sexos, com uma expectativa de vida maior para ambos. A maior diferença continuará sendo na região Sul, com 6 anos de vantagem para as mulheres, enquanto a menor diferença será na região Norte, com apenas 2,5 anos de diferença.