IBGE aponta que, até 2070, mulheres ainda terão maior expectativa de vida do que os homens, porém com redução da diferença.

Previsão do IBGE aponta para expectativa de vida maior para mulheres até 2070, mas com menor diferença em relação aos homens

De acordo com as estimativas mais recentes divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida para mulheres permanecerá maior que para os homens até o ano de 2070. No entanto, a diferença entre as expectativas de vida dos dois gêneros deve reduzir-se com o passar dos anos, se aproximando cada vez mais.

O levantamento do IBGE aponta que, atualmente, a expectativa de vida média de uma mulher ao nascer é de 79,9 anos, enquanto para os homens é de 75,7 anos. Essa diferença de aproximadamente 4 anos deve cair para 2 anos até 2070, segundo o instituto.

As estimativas levam em conta as tendências observadas nas últimas décadas, mas também levam em consideração os avanços sociais e tecnológicos que podem impactar a longevidade. Entre os fatores que influenciam na expectativa de vida estão a melhoria da qualidade de vida, o acesso a serviços de saúde e as mudanças nos hábitos alimentares e de atividades físicas.

Essa projeção é importante para que o governo e a sociedade em geral possam se preparar para o aumento da população idosa. Além disso, é fundamental que se tomem medidas para garantir que as mulheres tenham acesso a serviços de saúde e oportunidades equivalentes à dos homens, de forma a garantir equidade entre os gêneros.

Fonte: G1. IBGE aponta que, até 2070, mulheres ainda terão maior expectativa de vida do que homens, embora com redução da diferença. Acesso em 27 de novembro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *