Petrolífera saudita é alvo de ataque com mísseis no Mar Vermelho
As Forças Armadas do Iêmen, lideradas pelo grupo Houthi, afirmaram nesta quarta-feira (29) que lançaram vários mísseis contra um petroleiro da Arábia Saudita a cerca de 99 km da cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho.
O grupo disse em comunicado que o ataque foi uma resposta aos “crimes de agressão e bloqueio imposto pelos sauditas ao Iêmen”. Não houve confirmação imediata da petroleira saudita Aramco nem da coalizão liderada pelo reino com relação ao ataque.
Segundo a Agência de Notícias Saba, controlada pelos houthis, os mísseis atingiram o petroleiro na madrugada de quarta-feira e causaram um incêndio. Uma fonte da petroleira disse à agência Reuters que uma explosão teria sido ouvida a bordo do navio.
O crescente conflito entre os rebelados houthis e a coalizão saudita tem preocupado a comunidade internacional com o abastecimento de petróleo, já que o Iêmen fica em uma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo.
A coalizão liderada pela Arábia Saudita tem bombardeado áreas controladas pelos houthis como parte da intervenção militar no Iêmen desde 2015, após os rebeldes terem tomado a capital Sanaa.
Texto reescrito por: Mariana Mansur
Fonte: G1