Homens que ousam denunciar mulheres por agressão: ‘Minha namorada me agredia e me proibia de usar o banheiro’

Homens também denunciam mulheres por agressão

Não é apenas as mulheres que são vítimas de violência física e psicológica em relacionamentos. Segundo dados do Instituto Maria da Penha, cerca de em 2018, mais de 116 mil homens foram vítimas de violência doméstica no Brasil. E muitos deles, acabam sofrendo com a falta de apoio e de amparo da sociedade.

“Minha namorada me agredia e me proibia de usar o banheiro”, contou um rapaz que preferiu não se identificar para não ser exposto. Ele faz parte de uma estatística preocupante, onde apenas 9,4% dos homens que sofrem violência doméstica buscam ajuda, segundo o Instituto Avon.

A situação se agrava ainda mais quando homens resolvem denunciar suas parceiras por agressão. Além de sofrerem com o preconceito e a descrença de que mulheres também podem ser agressoras, muitos são ridicularizados e julgados por não conseguirem “se impor” ou “se defender” da violência.

Tabu e falta de políticas públicas

O fato é que a violência doméstica contra homens ainda é um grande tabu na sociedade e, consequentemente, não é tratada como deveria ser. Exemplo disso é que não existe nenhuma política pública de auxílio psicológico ou amparo jurídico específico para homens vítimas de agressão (como existe para as mulheres através da Lei Maria da Penha).

Além disso, muitos homens relatam a falta de um atendimento adequado em delegacias e centros de referência, onde são recebidos com indiferença e até mesmo deboche ao denunciar suas parceiras por violência.

Portanto, é necessário quebrar esses estereótipos e preconceitos e dar voz e apoio aos homens que sofrem com a violência doméstica. É preciso que o Estado proporcione medidas de amparo e proteção igualmente para ambos os gêneros, criando políticas públicas inclusivas e colocando em prática a igualdade de direitos e oportunidades na luta contra a violência de gênero.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *