Homens também sofrem agressão e denunciam parceiras
De acordo com dados do G1, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que 28,8% dos casos de violência doméstica no Brasil envolvem homens agredidos por suas parceiras.
Ao contrário do senso comum, a violência doméstica também atinge homens, que muitas vezes não denunciam seus agressores por medo de serem vistos como fracos ou por acreditarem que não serão levados a sério pelas autoridades. No entanto, há casos em que as denúncias são feitas e os homens conseguem ajuda para sair dessa situação de violência.
Um exemplo disso é o caso de João*, que decidiu falar sobre sua experiência de violência doméstica. Ele conta que sofria agressões físicas e verbais diariamente de sua companheira, além de ser restringido em sua liberdade de sair e ter contato com outras pessoas.
Após meses de abusos, João conseguiu reunir forças para denunciar a situação à polícia. Com o apoio das autoridades, ele pôde sair do relacionamento e recebeu suporte psicológico para lidar com os traumas causados pela violência.
Ao compartilhar sua história, João espera inspirar outros homens que estejam sofrendo violência doméstica a também denunciar e buscar ajuda. A violência não tem gênero e todos têm o direito de viver em um ambiente seguro e saudável.
Fonte: G1