Hezbollah denuncia Israel por destruir vilarejos inteiros na fronteira sul do Líbano: ‘Estratégia de enfraquecimento’

O grupo terrorista Hezbollah acusa Israel de ser responsável pela destruição de vilarejos inteiros ao longo da fronteira sul do Líbano, como parte de uma suposta estratégia de enfraquecimento da região.

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, declarou em um discurso televisionado na última quarta-feira (19) que os ataques feitos por Israel são uma grave violação da soberania libanesa e afirmou que o grupo irá responder de forma apropriada.

Nasrallah também acusou o governo israelense de utilizar drones para espionar e atacar alvos dentro do território libanês e denunciou que as ações israelenses ameaçam a paz na fronteira entre os dois países.

Histórico de conflito

O Líbano e Israel, que são antigos inimigos, vivem tensões constantes na região, especialmente na fronteira sul, onde o Hezbollah tem uma forte presença e é considerado um grupo terrorista por Israel e pelos Estados Unidos.

Em 2006, os dois países travaram uma guerra de 34 dias que deixou mais de mil mortos e causou muitos danos em ambos os lados da fronteira. O conflito teve início após o sequestro de dois soldados israelenses pelo Hezbollah.

Desde então, os dois países respeitaram uma trégua frágil, mas tensões e pequenos confrontos continuam acontecendo.

Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/20/hezbollah-denuncia-israel-por-destruir-vilarejos-na-fronteira-sul-do-libano.ghtml. Acesso em: 22 de agosto de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *