HEZBOLLAH: Israel afirma ter diminuído significativamente o poder militar do grupo, incluindo armamentos e combatentes
Segundo informações divulgadas por autoridades israelenses, foram reduzidos pela metade o número de mísseis, foguetes, drones e combatentes pertencentes ao Hezbollah, grupo militante baseado no Líbano.
Ao todo, estima-se que a ação tenha afetado cerca de 20 mil combatentes do grupo, que é considerado uma organização terrorista por Israel e pelos Estados Unidos.
De acordo com as autoridades, os combatentes atuam em diversas áreas do Oriente Médio, incluindo o Líbano, Síria e Iraque, e são responsáveis por diversos ataques contra Israel.
O Hezbollah foi criado nos anos 1980 com o objetivo de lutar contra a ocupação israelense no sul do Líbano e atualmente possui uma grande força militar, considerada como uma ameaça pela Israel.
As ações de Israel para reduzir o poder do grupo incluem bombardeios contra suas bases e depósitos de armas, além de operações de inteligência para identificar e eliminar lideranças importantes.
Apesar dos esforços de Israel, o Hezbollah ainda continua atuando e realizando ataques esporádicos contra o país, sendo considerado como uma grande ameaça à sua segurança.