Hezbollah anuncia uma ‘guerra contínua’ contra Israel

Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (21), o grupo libanês Hezbollah reafirmou seu compromisso em continuar lutando contra Israel em uma “guerra contínua”. O líder do movimento, Hassan Nasrallah, destacou que a decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma “proclamação de guerra”.

Nasrallah afirmou que a resposta do Hezbollah será dada em conjunto com os países árabes e muçulmanos, e que Israel não terá mais a vantagem militar em caso de um conflito armado. “Nós e a resistência palestina vamos trabalhar juntos para impedir que esta conspiração atinja seus objetivos”, declarou o líder.

O discurso ocorreu após manifestações de palestinos em Jerusalém e Gaza, onde houve confrontos com soldados israelenses na Cisjordânia, resultando em feridos e mortos. Além disso, o movimento palestino Hamas convocou uma nova “intifada” (revolta) contra Israel.

O presidente do Hezbollah também pediu que os palestinos e todos os grupos islâmicos e árabes se unam em um movimento de resistência para proteger Jerusalém. Nasrallah ainda disse que é preciso pressionar os governos árabes e muçulmanos a tomar medidas mais concretas para apoiar a causa palestina.

O grupo Hezbollah, classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos e União Europeia, atua principalmente no Líbano, mas também mantém fortes laços com o Irã e a Síria. A organização, que conta com um braço militar, é um dos principais atores no conflito entre Israel e Líbano e já travou duas guerras contra o país judaico em 1982 e 2006.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *