Gripe aviária causa morte de dezenas de tigres e leões em cativeiro no Vietnã

Gripe aviária causa morte de dezenas de tigres e leões em cativeiro no Vietnã

Segundo relatórios do Instituto de Pesquisa e Conservação de Prímata do Vietnã, uma epidemia de gripe aviária atingiu os tigres e leões que estavam em cativeiro no país, causando a morte de pelo menos 33 animais. Acredita-se que a doença tenha sido transmitida através da ingestão de carne contaminada com o vírus H5N1, responsável pela gripe.

Os animais infectados apresentaram os sintomas característicos da gripe aviária, como dificuldade para respirar, tosse, febre e fraqueza. Muitos deles não resistiram à doença e morreram em poucos dias, apesar dos esforços para tratá-los com antibióticos e medicamentos antivirais.

De acordo com os especialistas, os tigres e leões são particularmente vulneráveis à gripe aviária, pois vivem em ambientes estressantes e passam por constantes mudanças em sua dieta alimentar, o que enfraquece seu sistema imunológico.

A situação é ainda mais preocupante, pois alguns dos animais foram transferidos para outros zoológicos antes de serem diagnosticados com a doença, o que pode ter contribuído para a disseminação do vírus para outras regiões do país.

As autoridades estão adotando medidas preventivas para evitar a propagação da doença, como a desinfecção dos locais onde os animais estiveram e o monitoramento de saúde dos demais animais em cativeiro. Além disso, é recomendado que os zoológicos evitem alimentar os animais com carne crua ou mal cozida, uma vez que essa é a principal forma de transmissão do vírus.

A gripe aviária é uma doença que afeta principalmente as aves, mas pode ser transmitida para outros animais e até mesmo pessoas. É essencial que as medidas de prevenção e controle sejam continuamente reforçadas, para evitar novos surtos e proteger a vida dos animais em cativeiro.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *