Governo proíbe ou veta lotes de 27 marcas de azeite em 2024

Governo brasileiro impede venda de 27 marcas de azeite em 2024

No início deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) proibiu a comercialização de 27 marcas de azeite no Brasil. De acordo com a pasta, os produtos não atendiam aos padrões de qualidade exigidos pelo órgão e colocavam em risco a saúde dos consumidores.

A medida foi tomada após a realização de testes em diferentes amostras de azeite vendidos no mercado brasileiro. Foi constatado que as marcas vetadas apresentavam irregularidades em sua composição, como uso de misturas com outros tipos de óleos e detecção de substâncias nocivas à saúde.

Entre as marcas proibidas estão grandes nomes do mercado, como Carrefour, Qualitá e Filippo Berio. A proibição está sendo investigada pelas autoridades para verificar possíveis fraudes nos produtos comercializados pelas empresas.

Com isso, consumidores são aconselhados a ficarem atentos aos rótulos e certificações presentes nos azeites antes de sua compra. Além disso, as empresas responsáveis pelas marcas vetadas serão notificadas pelo MAPA para que possam comprovar a qualidade de seus produtos e, caso não haja melhorias, serão punidas por descumprimento de normas.

É importante ressaltar que o uso de azeites de baixa qualidade pode trazer sérios riscos à saúde, como problemas gastrointestinais e cardiovasculares. Portanto, a decisão do governo em proibir a venda das marcas irregulares visa garantir a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos oferecidos no mercado brasileiro.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *