Notícia: “Forças israelenses desencadeiam ofensiva no Sul do Líbano e comunicam ter neutralizado comandante do Hezbollah na região.”
Ataque israelense no Sul do Líbano resulta na morte de líder do Hezbollah
De acordo com fontes militares, as forças israelenses empreenderam uma ofensiva militar na manhã desta terça-feira (10) na região sul do Líbano. O objetivo foi eliminar um líder do grupo militante Hezbollah, considerado pelos israelenses como terrorista. A ação resultou na suposta neutralização do comandante, cuja identidade não foi divulgada.
O conflito entre Israel e o Hezbollah, grupo de resistência islâmica do Líbano, não é recente. A tensão aumentou nos últimos meses, levando ao recrudescimento das hostilidades. Tropas israelenses têm atingido alvos militares do Hezbollah em território libanês, dentre eles, segundo a mídia local, um importante membro da organização nos últimos dias.
Motivações do ataque
Segundo o porta-voz militar israelense, o alvo principal do bombardeio liderava o ramo do Hezbollah no Sul do Líbano, cuja atuação estava centralizada em atividades hostis contra Israel, incluindo o lançamento de foguetes e a tentativa de sequestro de soldados israelenses. O militante também é apontado como responsável pelo planejamento de ataques contra alvos civis e militares israelenses na região.
As forças de segurança libanesas ainda não se manifestaram a respeito dos acontecimentos. Já o Hezbollah, através de um porta-voz, confirmou a morte de combatentes da organização, mas não reconheceu a eliminação de nenhum de seus líderes.
O conflito entre as partes parece estar longe de uma solução, visto que Israel e o Hezbollah mantêm uma postura agressiva na região. O Líbano serve como palco desse impasse, que já gerou diversas vítimas e degradação social na área do ataque.
Fonte: G1 – Globo.com