A Força Aérea dos Estados Unidos atacou, nesta quarta-feira (17), os depósitos de armas dos rebeldes Houthi no Iêmen, em uma tentativa de debilitar o grupo armado que tem intensificado seus ataques contra a Arábia Saudita.
Segundo o Pentágono, os ataques têm como objetivo impedir que os Houthis utilizem armas para realizar novos ataques contra o reino saudita.
Os Estados Unidos têm apoiado a Arábia Saudita no conflito no Iêmen, fornecendo armas e inteligência para o reino.
Os Houthis, grupo de oposição apoiado pelo Irã, têm aumentado seus ataques contra o território saudita, o que tem gerado preocupações sobre a segurança na região do Golfo.
O ataque aéreo desta quarta-feira foi realizado após um aumento no número de ataques com drones e mísseis contra a província saudita de Jazan, que fica perto da fronteira com o Iêmen.
Este é o primeiro ataque direto dos Estados Unidos contra os Houthis desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo, em janeiro deste ano. A ação ocorre após a administração Biden ter suspendido o apoio logístico dos EUA à coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen.
Apesar de o ataque ter como alvo os depósitos de armas dos Houthis, não há informações sobre danos às instalações ou se houve vítimas. As autoridades do grupo armado ainda não se manifestaram sobre a ação.
Fonte: G1