Fethullah Gülen, clérigo turco acusado de conspirar golpe, falece aos 83 anos.

Falece aos 83 anos o clérigo turco Fethullah Gülen, acusado de conspirar golpe

O clérigo e teólogo turco Fethullah Gülen, acusado pelo governo da Turquia de liderar uma conspiração para derrubar o presidente Recep Tayyip Erdogan, faleceu aos 83 anos nesta quarta-feira (4).

Nascido em Erzurum, no leste da Turquia, em 1941, Gülen foi um importante líder religioso do país, fundando um movimento social chamado Hizmet, que pregava a tolerância e o diálogo inter-religioso.

Fundador de movimento social e líder religioso

Gülen foi um dos principais defensores do islamismo moderado na Turquia, promovendo a educação, o diálogo inter-religioso e a não-violência como princípios para alcançar a paz e estabilidade no país.

O governo turco, porém, o acusava de liderar uma organização secreta com o objetivo de subverter o regime democrático e instituir um estado teocrático.

Exílio nos Estados Unidos

Após a tentativa de golpe em 2016, Erdogan intensificou as acusações contra Gülen e seus seguidores, que foram perseguidos e presos pelas autoridades turcas. O clérigo, por sua vez, negou qualquer envolvimento no golpe e encontrava-se em exílio voluntário nos Estados Unidos.

O movimento Hizmet, por sua vez, afirmou que continuará a promover os valores defendidos por Gülen e a lutar contra a opressão e a perseguição pelo governo turco.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *