Fethullah Gülen, clérigo envolvido em tentativa de golpe na Turquia, falece aos 83 anos

Fethullah Gülen, clérigo turco acusado de participar de tentativa de golpe, morre aos 83 anos

O famoso clérigo Fethullah Gülen faleceu nesta sexta-feira (02/04) aos 83 anos em sua residência na Pensilvânia, nos Estados Unidos. O líder religioso, que vinha sofrendo com problemas de saúde, foi acusado pelo governo turco de orquestrar uma tentativa de golpe em 2016.

De acordo com informações de seu advogado, Mahmut Sami, Gülen estava lutando contra um câncer há algum tempo e seu estado de saúde piorou nos últimos meses.

Gülen era um dos principais líderes do movimento Hizmet, considerado uma organização terrorista pelo governo turco atual. Ele era exilado nos Estados Unidos desde 1999 e negava as acusações de estar envolvido na tentativa de golpe de 2016.

Após a tentativa malsucedida, o governo de Recep Tayyip Erdogan iniciou uma perseguição aos seguidores do clérigo, o que gerou uma série de críticas de organizações internacionais de direitos humanos.

O movimento liderado por Gülen promovia a educação, o diálogo inter-religioso e a caridade na Turquia, e tinha milhões de seguidores ao redor do mundo.

A morte do clérigo é mais um capítulo importante na relação controversa entre ele e o governo turco, que já atravessa anos de conflito e acusações mútuas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *