Falecimento de Alex Salmond, ex-chefe de governo da Escócia
Nesta quarta-feira, foi anunciado o falecimento de Alex Salmond, ex-chefe de governo da Escócia, aos 69 anos de idade. Salmond foi uma figura importante na política escocesa, tendo sido responsável por liderar a campanha pela independência do país em um referendo em 2014.
Durante seu mandato como chefe de governo, que durou de 2007 até 2014, Salmond lutou pela autonomia da Escócia em relação ao Reino Unido, mas foi derrotado no referendo em que 55% dos votantes optaram por permanecer no Reino Unido.
Após sua saída do cargo, Salmond continuou ativo na política como membro do Parlamento escocês e do Congresso Nacional do Partido Nacional Escocês (SNP). No entanto, ele renunciou ao seu cargo de deputado em 2018, após ser acusado de conduta imprópria por várias mulheres.
Mesmo com as acusações, Salmond sempre negou qualquer irregularidade e afirmou que deixava o cargo para evitar que as denúncias afetassem o trabalho do Parlamento e do SNP. Após a conclusão do processo, ele acabou sendo inocentado de todas as acusações em 2020.
O falecimento de Salmond foi lamentado por políticos e líderes da Escócia, que destacaram sua importância na história do país e sua dedicação à causa da independência. O atual líder do SNP, Nicola Sturgeon, expressou suas sinceras condolências à família e amigos de Salmond.
“Alex foi um defensor apaixonado da Escócia e nunca será esquecido, especialmente pelos milhões que ele inspirou e motivou a acreditar que a independência era possível”, disse Sturgeon em um comunicado. “Meus pensamentos estão com a família de Alex hoje.”
Fonte: G1