Extrema direita obtém maioria nas eleições gerais austríacas e dá início ao processo para assumir o governo
De acordo com os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral da Áustria, o partido nacionalista de extrema direita, liderado pelo polêmico candidato Norbert Hofer, saiu vitorioso na eleição geral realizada neste domingo (29/09).
Com 36% dos votos, o partido conservador liderado por Hofer conquistou a maioria no Parlamento e agora inicia as negociações para formar uma coalizão e assumir o controle do governo.
O líder do partido de extrema direita defende uma agenda anti-imigração e mantém uma postura nacionalista e populista, que gerou polêmica durante a campanha eleitoral.
As eleições foram marcadas por um clima de tensão, impulsionado pela crescente influência da extrema direita no país e pela polarização política.
Esta é a primeira vez em décadas que a extrema direita consegue a maioria nas eleições gerais da Áustria, o que levanta preocupações sobre as mudanças que o país pode enfrentar nos próximos anos.
A vitória da extrema direita também foi criticada por líderes de outros países europeus, que veem a ascensão deste grupo como uma ameaça à democracia e aos valores europeus.
Fonte: G1